Dicas Gastronômicas da Je

Oii pessoal, como estão as coisas nesse novo ano? Espero que esteja tudo certinho. Bom, não vim para apenas saber como vão as coisas, mas vim para dividir com vocês algumas informações culinárias, as usual. Hoje ao contrário das vezes anteriores, não trarei receitas, estarei mostrando e compartilhando com todos minha mini biblioteca gastronômica. Na verdade, agora mini biblioteca minha e do meu boy magia.

Nos mudamos para Campinas – SP ha um mês, e entramos no apartamento novo ha uma semana. Estamos construindo nosso cantinho, organizando as coisas – praticamente tudo em ordem já, e montando nosso arsenal culinário. Meu namorado e eu gostamos muito de cozinhar, de comer e de visitar restaurantes e ter experiências novas nessa área. Trouxe de Santa Catarina comigo todo meu arsenal de utensílios, facas, maquina de massa, processadores, e tudo que eu podia utilizar aqui por conta de voltagem (110V) o resto estamos comprando e juntando ao resto. Nosso objetivo esse ano: não comprar mais pão e massa industrializados e sim confeccionar nossos próprios paes e massas. As massas eu sei fazer de cor e salteado por conta do estagio que fiz no D’Olivino – restaurante mediterrâneo em SP, que me ensinou tudo que sei sobre isso. Quanto as pães, sempre tive um caso de amor com eles, na minha banca fiz mini pão italiano para compor um menu degustação de azeite de oliva aromatizado e ai a paixão virou um amor eterno. Desde entao venho testando e provando, as vezes aprovando e as vezes não, mas assim são as coisas hahaha.image (2)Por conta disso, das não aprovações, começo a descrever minha biblioteca com nossa mais nova aquisição: o livro “Pão Nosso – Receitas caseiras com fermento Natural” de Luiz Américo Camargo produzido por Rita Lobo, ela tinha um programa no GNT, alguns devem lembrar. Esse está sendo por hora meu queridinho dentre todos os outros. Ensina passo a passo como confeccionar um pão artesanal desde o seu fermento natural, como produzi-lo, armazená-lo e alimentá-lo ate as receitas fascinantes a serem feitas com ele. O livro é simplesmente maravilhoso, e esta fazendo tanto sucesso que pensando nisso o autor e a produtora do mesmo fizeram neste domingo que passou um workshop falando sobre o livro, com demonstração de como fazer o levain e degustação de pães seguida de sessão de autografo. Por motivos de deslocamento infelizmente não consegui ir ao workshop, mas haverão outros e no próximo estarei la e mando as fotos pra Lola postar haha. O livro custa em torno de R$79,00.livros5image

Meu próximo favorito, que deve ser o favorito de muitos, é um livro do queridíssimo Jamie Oliver – “Revolução na Cozinha”. Nele constam muitas receitas práticas, simples e saborosas, com passo a passo e fotos de todas as preparações, o que facilita muito na hora da preparação pra quem não costuma cozinhar muito. No inicio do livro ha uma introdução sobre o que ele quer passar para quem adquiriu o livro, espécie de “juramento” e explicação do movimento criado por ele, o passe adiante, segue foto abaixo. A ideia do livro, com as palavras do próprio Jamie:

“ A primeira vista, são apenas amigos que ensinam outros amigos a cozinhas bons pratos econômicos e a ter mais habilidade na cozinha. Mas, por trás disso, ‘e o inicio de um movimento divertido e importante que pode mudar a saúde e o futuro do pais (Inglaterra). Permita-me explicar um pouco sobre o Ministerio da Comida e sobre este movimento chamado passe adiante”.

Basicamente é isso, você aprende uma receita e tem ensiná-la a dois ou mais amigos, que tem que ensinar pra outros amigos e por ai vai. Temos até que assinar no livro, se quiser, e meu namorado quis ahhha. O livro é bem completo, conta com preparações de vários tipos (de saladas simples a pratos com carne, sobremesas). Vale a pena comprar, ate mesmo quem sabe cozinhar, o livro é bem bacana, custa em torno de R$49,90. Dentre todas as receitas, eu adoro as almôndegas, os curries indianos, os molhos de salada e a salada de frutas cozidas. hmmmm uma delicia!!livros4image (1)Cópia de image

Adiante com os livros, estes dois são os preferidos, mas a coleção conta ainda com: “Com unhas, dentes e cuca – pratica culinária e papo-cabeça ao alcance de todos” – Alex Atala; Este livro não é exatamente um livro de receitas, mas conta com assuntos e temas que estão em alta no ramo da gastronomia, novos usos do sal, combinação de sabores, etc. Um livro bem interessante como todos os outros do Alex Atala, e cheio de conhecimento. Eu não tenho nenhum dos outros livros dele, nunca mais achei nas livrarias para comprar, mas são interessantíssimos. Na verdade um saiu a pouco tempo o “D.O.M – Redescobrindo Ingredientes Brasileiros” e o outro é um pouco mais antigo “Escofianas Brasileiras”. Recomendo os dois, são especiais.

“Brasil Sabor – Santa Catarina 2012” – Segredos dos Chefs. Ganhei este livro quando me tornei gerente de produção do restaurante que trabalhei em Jaragua do Sul. Tem muito valor sentimental e também muito valor gastronômico. Conta com receitas ilustradas de vários chefes do estado, nesta edição o ingrediente principal eram os frutos do mar. Em Jaraguá, temos alguns restaurantes que participaram e contemplam o livro com suas receitas. Muito interessante e saboroso.

“Cupcakes 2 – A arte de Fazer Cupcakes” – Repleto de receitinhas e dicas gostosas para confecção deste doce queridinho de praticamente todos hahaha.

“Peixe e Mariscos” – Também é uma das novas aquisições, nele encontramos um guia muito completo sobre peixes e frutos do mar. Como o livro é de Portugal, apresenta mais os peixes encontrados nas regiões de lá, porem, muitos deles nos temos aqui também, as vezes com outros nomes. Neste livro o autor nos ensina alem de receitas, como limpar, como fazer os cortes certos no peixe, como escolher e como armazenar. É um livro ótimo!livros2 Livros

Por ultimo, minha coleção de revistas de culinária: “Casa e Comida” (MINHA PREFERIDA) essa revista é simples e sofisticada ao mesmo tempo. Adoro como eles expõem as receitas, os ambientes e tudo mais. Revista mensal e vale a pena o investimento. Tenho também algumas “Gula”, “Menu” e “Prazeres da Mesa”. Todas são ótimas e com diferentes conteúdos gastronômicos. Fica a seu critério escolher a que mais se encaixa com seu perfil culinário.livros3Finalizando este post, gostaria de compartilhar com vocês o que meu namorado e eu estamos começando a fazer pensando no futuro, meio distante. Vamos comecar a escrever em um caderno, um caderno bem bonito e clássico que ainda esta sendo escolhido, receitas que de uma maneira ou outra fazer parte da nossa história, receitas preferidas, testes, dicas, e coisas do tipo. Tipo caderno de receita das avós quando encontramos. Nosso objetivo é deixar este caderno para filhos, ou sobrinhos hahaha, futuras gerações. A ideia começa a ser posta em prática neste ano, ano que começamos a viver juntos.

1463Bom gente, por hoje seria isso. Espero ter contribuído de forma clara e sutil e espero também ter dispertado a curiosidade de todos a adquirirem alguns exemplares. Abaixo vou dispor alguns endereços eletrônicos, instagram e afins dos autores.

Beijinhos e tenham um restinho de semana doce e um final de semana mais doce ainda.

Je Silva.

Intagram: @jecarolsilva
email: jecarolsilva@me.com (para duvidas e sugestões)

Instagram autores:

@ritalobo | @luizamericofcamargo | @jamieoliver | @casaecomida | @prazeresdamesa

No meu perfil voces podem encontrar perfis de mais chefs que eu sigo e que vale a pena.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dicas Gastronômicas da Je

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s