Top tips Rio de Janeiro por Jéssica Carol (Jé)

Oi gente, hoje vim com um post um pouquinho diferente dos anteriores, sem receitas e sim com algumas dicas (top tips) de restaurantes que valem a pena na Cidade Maravilhosa. Voltei do Rio de Janeiro faz duas semanas, foi uma viagem curta de 4 dias (pouquíssimoooo), muito sol, muita jacada gourmet e Rock in Rio.

Antes de viajar pra qualquer lugar pela primeira vez, eu sempre costumo fazer uma breve pesquisa gastronômica da cidade, busco estabelecimentos diferentes, famosos, sua localização, preços e cardápios. Como estudante de nutrição eu busco também estabelecimentos saudáveis e diferentes, mas hoje é quinta gastronômica e vou dar dicas como chef de cuisine e não nutri, ok? hahahhaha

Bom, nós (eu e meu namorado) ficamos hospedados em Copacabana que por sorte é perto de tudo e de todos os lugares que queríamos conhecer e quando viajamos nós prezamos muito por vivenciar um pouco da cidade, como cariocaxxxx, então, como no Rio existem vários pontos com Bikes do Itaú (bike Rio), usufruímos deste artifício para nos locomover pela cidade. Vale muito a pena, além de ser baratíssimo, você se sente morando lá hahaha e apesar de eu ter escutado muitos comentários sobre: cuidado pra não ser roubada, vocês parecem dois gringos loiros desse jeito indo pro Rio, achei super tranquilo andar por lá inclusive a noite.

Separei pra vocês os quatro melhores lugares que nós fomos, são dois cafés, uma hamburgueria e um restaurante, vamos começar:

– Starbucks Coffee Copacabana

Bom, sem palavras, e sem erro. Sou suspeita em comentar porque desde que descobri o Starbucks em Toronto, CA, nunca mais o abandonei e como infelizmente não tem nenhuma loja Starbucks em SC, sempre que vou a uma cidade que tenha eu me esbaldo mesmo. Como na cidade estava fazendo muito calor, deixei meu querido Tall Hot Chocolate with Cream por um Mocha Frappuccino, igualmente delicioso, acompanhado por um blueberry muffin (bapho) e um pão de queijo multigrãos pra dar uma balanceada hahaha. Tudo maravilhoso como sempre, o valor vale a pena, pode ser um pouquinho mais caro mas as porções são muito generosas e o sabor inconfundível.
Fica no endereço: Av. N. S. de Copacabana, 1058-B.starbucks-coffee-manoa
Maravilhoso! Melhor folhado recheado e baguete que já provei na vida. O estabelecimento é inspirado nas padarias francesas, tanto os produtos quanto a decoração) e o cardápio é assinado por Dominique Guerin “Um dos primeiros chefs franceses a chegar ao Brasil, em 1979,  construiu uma carreira premiada: foi eleito o Melhor Chef Pâtissier do Rio de Janeiro pela Gula, uma das mais importantes publicações gastronômicas do país, em 2007, e Personalidade Gastronômica 2009/2010, pela Veja Rio. A revista carioca concedeu também, em 2010, o prêmio de melhor sobremesa da cidade ao suflê de chocolate do chef Guerin.”  O local inaugurou ano passado e no mesmo ano já faturou dois prêmios: Melhor Doce (Rio Show de Gastronomia – Jornal O Globo) e Melhor Pão (O Melhor do Rio de Janeiro – revista Época), não é fraco não, gente! Eu provei o Feuilleté jambon-gruyere (folhado de presunto royale e queijo gruyere) e meu namorado provou o Feuilleté aux  Crevettes (folhado de camarão e alho-poró) ambos muito saborosos, a massa folhada era leve, não despedaçava. Divino. Fora os produtos maravilhosos, o lugar é uma graça, com a cozinha toda a vista e uma bike antiga para delivery.
Fica próximo ao Starbucks, Av. N. S. de Copacabana, 920.image (2) image image (3) image (1)
 – CT Trattorie 
Um dos restaurantes do Claude Troisgrois, juntamente com o CT Brasserie, Ct Boucherie e Olympe (que é o mais famoso). O Ct Trattorie é um restaurante italiano, com cardápio elaborado pelo próprio Claude, e conta com algumas receitas de família, como o prato que eu provei, Gnocchi de la Meme Forte, que foi criada pela avó italiana do Claude. O ambiente é super agradável, nos sentimos bem a vontade, o atendimento é ótimo, na verdade em todos os lugares que nós fomos nos sentimos muito acolhidos pelo pessoal, carioca é gente finíssima. Todos os pratos que pegamos estavam perfeitos, e o vinho combinou com tudo também assim como a companhia. A noite lá foi muito agradável. Nós pedimos um couvert, que era fatias de pão com sal grosso e queijo de cabra; de entradas pedimos a salada Caprese, que na verdade é um releitura muito bem elaborada composta por tomate cereja confitado, tomate seco, tomate em cubos, molho pesto e mozzarella de búfala, sensacional; prato principal, eu escolhi o gnocchi e meu namorado optou pelo Penne de Paleta de Cordeiro Assado, Cogumelos, Farofa de Panko, ambos sensacionais. O valor dos pratos é justo, não é muito caro e com certeza é um lugar que eu iria muitas vezes!!!
Fica na Lagoa Rodrigo de Freitas, Av. Alexandre Ferreira, 66.ct penne ct nhoque image (4) ct jé
 E por último, mas não menos delicioso, o meu lugar preferido de toooooooooodos que fomos:
– Reserva TT Burguer
Gente, não sei por onde começar, é incrível! A proposta deles é: hambúrgueres brasileiríssimos. O resultado: hambúrguer feito a partir de 3 cortes de carne, picles de chuchu, cebola caramelada, molho especial, tomates frescos, alface romana, queijo meia cura ou gorgonzola, deitados em um pão fofíssimo de batata doce. É pouco? Quer mais? O chef e proprietário é ninguém menos que Thomas Troisgrois, filho do maRRavilhoso Claude, juntamente com Rony Meisler do Grupo Reserva (de roupa, gente). O cardápio conta com apenas um tipo de sanduíche e você tem a opção de retirar alguns ingredientes e escolher o queijo; conta ainda com os Sacodes, porque lá nem o milk shake é americanizado, de goiaba (perfeito), doce de leite com flor de sal e de nutella que segundo eles não poderia faltar hahahha não esquecendo do catchup de goiabada, isso mesmo! Também tem as batata chips ácidas, que é de se lamber. Sinceramente, eu fiquei pasma com o lugar, com a comida, com o atendimento, com sabores incríveis, com tudo e super indico esse lugar, cada detalhe é único!! No espelho do banheiro tinha uma frase que achei muito legal: “Sorria, mesmo não sendo filmado”, e na porta do banheiro era assim: “Periquitas” (fem) e “Pica-Paus” (masc), seguindo a linha do pássaro símbolo da marca Reserva.
Pra quem quiser saber um pouco mais, segue o link de uma reportagem (AQUI)
A hamburgueria fica no Arpoador, Rua Francisco Otaviano, 67reserva tt securedownload goiabada sacode we reserva
 Bom, acho que é isso! Se você ainda não conhece o Rio e tem vontade de conhecer eu digo uma coisa só: Caaraaaca, se joga, porque a cidade é linda! E não deixe de visitar os pontos turísticos, principalmente o Pão de Açúcar e Morro da Urca, a vista é sensacional! Por fim, a foto da minha ultima refeição como carioca, na praia: Mate Gelado com Limão e Bixcoito Globo (sal e doce) hahahah Espero que tenham gostado e que tenham se empolgado assim como eu fiquei e ainda estou.  Pra quem quiser dar mais uma espiadinha em dicas e fotos do RJ @jecarolsilva no instagram.
Beijosssaaaaje aaaje2

Deixe um comentário